terça-feira, 17 de novembro de 2009

TIANGUÁ E SEUS COGNOMES

Esses novos vocábulos, juntos ou separados, termo Tianguá, adquiriu grafias e significados diversos, conforme se mostra abaixo:
  • Iguaba: o bebedouro, lugar onde os animais costumam beber água.
  • Tyanha: água ou líquido que corre para um só lugar.
  • Tyaia-guaba: lugar de água boa.
  • Tyaia-guaba: lugar de onde veste ou pinga água.
  • Ty-nhaga-guaba: o lugar onde se juntam as águas despersas.
  • Ty-nha-ygua: águas que correm velozes para a bacia fluvial.
  • Tyanha-guaba: gancho, forquilha que prende ou agarra as águas.
Defendemos com convicção que o último exemplo formadopelos vocábulos Tyanha (gancho) e Guaba (a bebida, a água), seja "gancho que agarra as águas', é o mais indicado para representar oficialmente as origens

DEVOÇÃO POPULAR

   Em Tianguá, como em muitas outras cidades do Brasil, verifica-se um fenômeno de devoção popular. Além das festas tradicionais da padroeira, Nossa Senhora de Sant’ana e a de São Francisco das Chagas, que também é realizada com grande pompa, uma santinha nativa da região da Ibiapaba, ainda não reconhecida pela Igreja Católica, mas amplamente venerada pela devoção popular, tem seu espaço garantido no coração dos tianguaenses.
   Trata-se de Francisca Carla, uma moça que contraiu hanseníase (lepra) numa época em que não havia cura para a doença. De acordo com a mentalidade daqueles tempos, só havia um caminho para pessoa que contraia esse mal: o total isolamento. Foi o que aconteceu... Após serem detectados sinais da doença, Francisca Carla foi deixada por sua família adotiva numa cabana abandonada, no meio da mata, onde morreu sem ter mais contato com a sociedade. Até a comida que levavam para ela era deixada a certa distância da cabana, pois todos temiam o contágio da temida doença.
   No livro “Um olhar sobre Francisca Carla e outros fatos sobre Tianguá”, já na segunda edição, o escritor L. G. Bezerra traça um perfil biográfico dessa santa popular que hoje empresta seu nome a farmácia,

domingo, 15 de novembro de 2009

RIQUEZAS NATURAIS TIANGUAENSES


A cidade de Tianguá apresenta vários pontos onde é possível admirarmos a natureza e ao mesmo tempo usufruirmos dela sem à prejudicar-mos, são esses pontuados abaixo:
Cachoeira São Gonçalo - Sete Quedas: Trata se do encontro das cachoeiras, onde devido à sua formação em batentes, possui um cenário exuberante, onde o caminho das águas se mistura com a fauna e flora. Fica situada a 3 km da sede do município. Acesso pela CE-187.
O Serra Grande Hotel, em Tianguá, conhecido como Hotel das águas, mantém uma reserva ecológica com cachoeiras, cascata e muitos atrativos para os visitantes.
A reserva ecológica do Serra Grande Hotel é uma área particular, localizada no ponto mais alto da Ibiapaba e distante 13 quilômetros da zona urbana. Com caracteristicas peculiares, apresenta uma vegetação de floresta tropical e mata de cerrado.

POLUIÇÃO

  Fala-se frequentemente que há muita poluição no planeta. Que o ar está sendo poluído pela emissão de gases tóxicos, proporcionada pelas indústrias químicas, pelas de transformação como as siderúrgicas, as do papel, as de cimento. O ar recebe também uma quantidade enorme de material estranho proveniente da combustão de motores movidos a produtos fósseis. Há, enfim, uma quantidade enorme de agentes do progresso tecnológico que poluem o ar. O que é o ar? A composição gasosa em que predominam o oxigênio (20%) e o hidrogênio (80%), conhecido por atmosfera, existindo em uma camada muito fina e frágil (mais ou menos 3.000 metros) em torno da Terra. Não é só isso. É muito mais: é o elemento básico, pelo oxigênio, que mantém a Vida, tanto na terra quanto no mar.
  Dizem que há poluição das águas. Que os esgotos domésticos e industriais, insalubres e poluentes, são jogados nos rios e, por conseqüência, nos mares e oceanos, carregando quase sempre metais pesados que, indiretamente, são ingeridos pelos peixes. Quando não escoam, são conduzidos para as camadas inferiores da terra, atingindo os lençóis freáticos, última reserva de água doce pura. O que é água? Um elemento

sábado, 14 de novembro de 2009

CIDADE E NATUREZA

  O mundo como um todo, vem passando nos últimos anos por um grande debate em torno da conservação do Meio ambiente, e no municipio de Tianguá, que fica localizado na Serra da Ibiapaba no estado do Ceará, não poderia ser diferentecom relação a este assunto de grande importância para a sociedade.
   A grande questão a ser discutida é a de: Como será o mundo onde os nossos filhos e netos viverão? Com base nessa pergunta muitas escolas realizaram nos últimos anos projetos e atividades que visavam a educação ambiental e tinham como objetivos tentar conscientizar os alunos, e a partir deles os seus familiares da imensa importância de presevarmos o meio ambiente. "Utopia" esta que também foi destacada pelo Senador Cristovam Buarque (PDT-DF), quando no sua fala em sessão especial do senadodiz ver a ecologia como "a forma de a gente derrubar o muro que há entre a geração atual e as próximas, que não irão dispor de recursos, que viverão num país superaquecido, que perderão a orla que ai está, dos mares do mundo", Já se tratando da cidade de Tianguá, perderiamos as matas que já são um resquicio de mata atlântica, e corre o risco de não termos mais as cachoeiras naturais que surgem ao longo de todo o território Ibiapabano.