sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

MÚSICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL #1 - Planeta Água (Guilherme Arantes)

Planeta Água (Guilherme Arantes)

CERRADO

   Segue abaixo o programa Globo Repórter, do dia 13 de novembro do ano corrente, que tratou do segundomaior dominio morfoclimatico do territorio brasileiro, ou seja, o Cerrado, dando destaque para asua flora, fauna e fala um pouco também dos impactos socio-ambientais.



segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

UTOPIAS CINEMATOGRÁFICAS

     Este primeiro video está relacionado com a postagem "Devoção popular", e vez parte de uma Matéria sobre o fenômeno religioso de Francisca Carla, no município de Tianguá (CE), que acabou por iniciativa de alguns jovens profissionais tianguaenses, se transformando em projeto, que já foi aprovado e nos próximos meses, deve ser realizado a gravação de um filme, onde conta a historia dessa jovem "Santa", que é admirada por pela a maioria da população tianguaense. Está matéria foi produzida dia 28/10/09 pela TV Jangadeiro e exibida dia 30/10/09.

Santa em Tianguá inspira filme

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

AGROFLORESTA É REFERÊNCIA EM TIANGUÁ

Enquanto a degradação ambiental ameaça muitos ambientes serranos, com práticas de desmatamentos marcadas pelas queimadas, experiências bem-sucedidas em recuperação de áreas nativas são exemplos em cidades como Tianguá, Maranguape, Quixadá e Itapipoca. Em Tianguá, a comunidade de São João adota o manejo sustentável na agricultura, com a combinação de culturas nativas e preservação da fauna e da flora. Na Área de Preservação Ambiental da Serra de Maranguape, o turismo sustentável marca as principais ações.

Em meio ao processo de degradação ambiental que atinge a Serra da Ibiapaba, vem sendo desenvolvida no município de Tianguá uma experiência de agrofloresta, na busca de um equilíbrio dinâmico entre os seres humanos e a natureza. O manejo adota técnicas agrícolas ecológicas, para alcançar o desenvolvimento rural sustentável. A

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

ESCOLAS TIANGUAENSES

    A primeira  escola da cidade foi criado no dia 13 de agosto de 1882, com o seguinte nome "Cadeira de instrução primária". no ano de 1931 ela recebe o nome de "Grupo escola Coronel Manoel Francisco de Aguiar" possuindo duas salas de aula, sendo uma para o sexo masculino com a Prof. Alaide Barroso e uma para o sexo feminino com a Prof. Nilce Barroso, e em 1951 essa escola passa a funcionar em prédio próprio.

    Em 17 de outubro de 1975, é criada a segunda escola pública estadual de Tianguá, com o nome " Escola de Ensino Fundamental e Médio Mons. Agesislau de Aguiar" que é mais conhecida como "Estadual ou Mons. Aguiar" e que no inicio nicio desta decada foi premiada com a bandeira da UNESCO.

    No ano de 1985, é fundada a terceira escola estadual da cidade, que recebeu o nome de "Escola de Ensino Fundamental e Médio Tancredo Nunes de Meneses", fundada no dia 26 de março.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

TIANGUÁ POLITICO


Durante seus 119 anos de emancipação politica, a cidade de Tianguá deve cerca de quarenta e cinco governantes, se destacando os seguintes:
  • Rechilier de Andrade que foi o prefeito que deve o mandado mais longo, com 6 anos, que entre os anos de 1920 a 1926.
  • Vicente Damasceno Vasconcelos, que ficou apenas cinco dias no cargo de prefeito no ano de 1930.
  • Rina Márcia Alb. Moura, foi a primeira mulher a assumir o cargo de prefeita da cidade de Tianguá no periodo de 1983 a 1984.
  • Luiz Menezes de Lima se tornou o primeiro prefeito do municipio a ser reeleito, tendo seu primeiro mandado no periodo de 2001-2004 e sendo reeleito para o mandado seguinte de 2005-2008.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS BRASILEIROS


  Dentre os diversos tipos de clima e relevo existente no Brasil, observamos que os mesmos mantêm grandes relações, sejam elas de espaço, de vegetação, de solo entre outros. Caracterizando vários ambientes a longo de todo território nacional. Para entendê-los, é necessário distinguir um dos outros. Pois a sua compreensão deve ser feita isoladamente. Nesse sentido, o geógrafo brasileiro Aziz Ab’Saber, faz uma classificação desses ambientes chamados de Domínios Morfoclimáticos, que são definidos a partir das características climáticas, botânicas, pedológicas, hidrológicas e fitogeográficas, fazendo com que em 1970, ele dividi-se o Brasil em seis domínios, são eles:
 

1.      Domínio Amazônico:
  É a maior região morfoclimática do Brasil, com uma área de aproximadamente 5 milhões km² - equivalente a 60% do território nacional – abrangendo os Estados: Amazonas, Amapá, Acre, Pará, Maranhão, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso. Possui clima Equatorial, a qual é o mais quente e o mais úmido da Terra, apresenta a maior bacia fluvial da Terra ocupando ¼ das terras da América do Sul (Amazonas), predominando a floresta equatorial Amazônica.
  Apesar da vontade de proteção do nosso governo, apenas 53 por cento da floresta está protegida, assim devem ser tomadas medidas urgentes, pois as atividades praticadas nessa região causam grandes prejuízos. O

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

OS PARTICIPANTES E OS RISCOS DA COP 15


Normalmente, as Conferências das Partes acontecem durante duas semanas. Os ministros de cada país costumam chegar só depois da primeira semana e a discussão ganha força – mesmo! - apenas nos últimos dias ou horas. Participam da Conferência, com poder de voto, os Estados Nacionais que são signatários da Convenção e/ou do Protocolo de Kyoto, por meio de suas delegações. Outros países podem participar do encontro como observadores, assim como as ONGs. Os observadores podem se manifestar nas reuniões formais por meio de propostas escritas, que são lidas ao público, mas não têm poder de decisão.

Os chefes de estado não participam, obrigatoriamente, da COP, mas seria desejável que eles comparecessem para dar peso à Convenção. Há uma grande expectativa de que o presidente norteamericano Barack Obama esteja presente, o que faria com que muitos outros também aparecessem por lá. No entanto, corre-se o risco de que, assim como aconteceu em 1997, na definição do Protocolo de Kyoto, esses chefes de Estado se reúnam a portas fechadas e negociem sozinhos, invalidando a Convenção e

COP 15 E O PROTOCOLO DE KYOTO


Engana-se quem pensa que as decisões tomadas na COP-15 substituirão o Protocolo de Kyoto. Na realidade, paralelamente à Conferência, mas no mesmo espaço, é realizada a 5ª Reunião das Partes do Protocolo de Kyoto, que deve definir quais serão as metas para os países do chamado Anexo I, para o segundo período de compromisso do documento, que vai de 2013 a 2017. Várias das reuniões que ocorrem nos quinze dias de encontro servem, ao mesmo tempo, aos dois eventos.

Até 2012, os países desenvolvidos signatários do Protocolo, devem reduzir suas emissões em 5,2%. Espera-se que os Estados Unidos, que se recusaram a ratificar o documento, tenham uma postura diferente, agora sob a gestão Obama.

A PAUTA DA COP EM CINCO EIXOS
Na COP-13 foram estabelecidos cinco blocos de sustentação para a 15ª Conferência das Partes, que

ENTENDA A COP 15

A COP-15, 15ª Conferência das Partes, realizada pela UNFCCC – Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, de 7 a 18 de dezembro deste ano, em Copenhague (Dinamarca), vem sendo esperada com enorme expectativa por diversos governos, ONGs, empresas e pessoas interessadas em saber como o mundo vai resolver a ameaça do aquecimento global à sobrevivência da civilização humana.

Não é exagero. De acordo com o 4º relatório do IPCC – Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, órgão que reúne os mais renomados cientistas especializados em clima do mundo, – publicado em 2007, a temperatura da Terra não pode aumentar mais do que 2º C, em relação à era pré-industrial, até o final deste século, ou as alterações climáticas sairão completamente do controle.

Para frear o avanço da temperatura, é necessário reduzir a concentração de gases de efeito estufa