quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

ESCOLAS TIANGUAENSES

    A primeira  escola da cidade foi criado no dia 13 de agosto de 1882, com o seguinte nome "Cadeira de instrução primária". no ano de 1931 ela recebe o nome de "Grupo escola Coronel Manoel Francisco de Aguiar" possuindo duas salas de aula, sendo uma para o sexo masculino com a Prof. Alaide Barroso e uma para o sexo feminino com a Prof. Nilce Barroso, e em 1951 essa escola passa a funcionar em prédio próprio.

    Em 17 de outubro de 1975, é criada a segunda escola pública estadual de Tianguá, com o nome " Escola de Ensino Fundamental e Médio Mons. Agesislau de Aguiar" que é mais conhecida como "Estadual ou Mons. Aguiar" e que no inicio nicio desta decada foi premiada com a bandeira da UNESCO.

    No ano de 1985, é fundada a terceira escola estadual da cidade, que recebeu o nome de "Escola de Ensino Fundamental e Médio Tancredo Nunes de Meneses", fundada no dia 26 de março.
Porém por questões politicas, esta escola ficou sem funcionar durante cinco anos, passando a funcionar somente no dia 23 de março de 1990, a partir de um convênio entre a prefeitura municipal de Tianguá e a Secretária de educação do estado do Ceará.

    Em 2001 é fundada a primeira escola da Serra da Ibiapaba, "Escola de Ensino Fundamental Professora Alaide Barroso", em tempo integral, onde acontecem atividades lúdico-pedagógicas, conta com trabalho diário de oito horas, a escola ainda ofrece para seus alunos atendimento integral, incluindo quatro refeições diárias e higiene.

    No ano de 2005 é inaugurada a mais nova escola estadual do municipio, efetivando com esta um anseio antigo do povo tianguaense, a criação do "Liceu José Ni Moreira". Sendo hoje a escola de ensino médio mais moderna do municipio, equipada com laboratórios por áreas de conhecimento, quadra (coberta e ao ar livre), enfim atendendo a todas as exigências de uma escola do terceiro milênio.

Um comentário:

  1. Caros seguidores deste blog, caso alguém tenha mais alguma informação sobre como eram os métodos e as práticas pedagógicas dessas duas professoras (Nilce e Alaide Barroso) poderiam enviar para o seguinte e-mail (dimasufc@yahoo.com.br, estamos escrevendo sobre elas e agradeceríamos muito a contribuição de vocês.

    Grato pela atenção,

    Dimas Vasconcelos

    ResponderExcluir