segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Serra da Ibiapaba é um enclave verde em meio à paisagem sertaneja

Praticar paraglider em Viçosa, além de uma boa dose de adrenalina, é também um colírio

Apesar de dividirem o Ceará do Piauí, as paisagens da Serra da Ibiapaba passam longe dos mandacarus e xiquexiques do sertão nordestino. Os 110 quilômetros de serra, com altitudes que vão de 800 a 1100
metros, se espalham pelo extremo oeste do estado e oferecem atividades daquelas que consagraram o turismo cearense. 

Viçosa do Ceará: cultura, ecoturismo e boa comida 
Esta foi à primeira cidade fundada na serra, em 1700, por índios tabajaras e padres jesuítas, no contexto das missões evangelizadoras que vinham da metrópole portuguesa para o Brasil.
 

A principal vocação do destino é o ecoturismo. Você pode curtir as belezas do lugar - que se dividem entre fontes naturais e uma flora exuberante - percorrendo as trilhas ecológicas, cruzando os roteiros de MotoCross e também do alto, voando de paraglider.
 

Se estiver por lá nos primeiros dias de maio, não perca o festival Mel, Chorinho e Cachaça, que está em suas primeiras edições, mas já faz o maior sucesso. O evento é uma boa oportunidade de experimentar as delícias da região que, além daquelas que dão nome ao festival, também incluem licores, biscoitos artesanais e doces.
 

Se quiser levar os quitutes da serra para casa, procure pela Casa dos Licores.
 

Ubajara: o menor Parque Nacional do país:
A gruta de Ubajara é possivelmente a principal singularidade de cidade que lhe deu nome. Ela é formada por rochas calcarias cuja erosão foi responsável pela profusão de formas e cores que podemos ver em seu interior.
 

O acesso à caverna é possivelmente tão atraente quanto ela: o teleférico que vence os quase quatro quilômetros de trilha até lá presenteia os visitantes com uma vista privilegiada da Mata Atlântica.
 

Nos meses mais secos - outubro e novembro -, os mirantes de Ubajara oferecem, do alto de seus quase mil metros, uma visão impressionante do sertão cearense.
 

Tianguá 
O forte de Tianguá são suas cachoeiras, que podem ser fonte de banhos revigorantes. Visitar as quedas d'água e bicas naturais que escorrem pelos Paredões de Janeiro, corredor composto de formações rochosas, é uma boa maneira de começar a exploração das belezas que a cidade guarda.
 

A cachoeira de São Gonçalo também é imperdível: um conjunto de quedas divide espaço com um caminho de águas que engloba também a fauna e flora do lugar. A nove quilômetros da sede fica a trilha da Transumância, que refaz o caminho que percorriam os colonizadores. É margeado por alambiques e engenhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário