quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Um monumento à Ibiapaba


É impossível aos que passam pela frente desta obra prima e cartão postal de Tianguá, não se
admirar com tamanha beleza e imponência. Personagem presente dos tempos antigos e modernos em nossa cidade, a catedral de Nossa Senhora de Santana assistiu a todos os acontecimentos históricos e rotineiros de Tianguá. É ícone presente na vida de todos os tianguaenses, simbolizando e servindo como marco material deste sentimento tão forte que é o de ser filho desta terra. 
Construída a partir de uma capela preexistente formada por estrutura de taipa e telhado de palha, erguida pelo Capitão português João Batista Leal, nossa Igreja Matriz ganhou suas primeiras formas arquitetônicas como a torre-mor e os torreões laterais, com a reforma empreendida pelo filho ilustre tianguaense Monsenhor Dr. Agesilau de Aguiar, pároco da época.
Em 1958, o então vigário Padre Tibúrcio Gonçalves, realizou a reforma que extinguiria as formas singelas de uma capela e tornaria nossa igreja uma obra ímpar na Serra da Ibiapaba. Com arquitetura inspirada em prédios como o Palácio do Instituto Osvaldo Cruz, no Rio de Janeiro e o Palácio de Alhambra, um dos mais belos exemplos da arquitetura árabe em todo o mundo, a Catedral de Nossa Senhora Santana enche de orgulho todas as gerações de filhos desta cidade.
O arquiteto Raimundo Nonato Reis, utilizou em seu projeto, marcas inconfundíveis da arquitetura moura do período medieval em Portugal, a qual trouxe aos olhos tianguaenses a harmonia dos traços, envolvendo cristianismo e islamismo em um símbolo que nos remete a um profundo sentimento de paz. 
Nossa igreja matriz, assim como tantas outras no Brasil, foi o marco inicial do desenvolvimento de Tianguá. Aos seus arredores foram sendo construídas as primeiras residências de nossa cidade, onde no quadrilátero mais próximo do templo eram estabelecidas as moradias de pessoas com mais posses e influência, consequentemente deixando as propriedades mais distantes às pessoas mais humildes. Uma característica que diferenciou o desenvolvimento de Tianguá dos demais, foi a forma de expansão. Enquanto outras cidades cresciam desordenadamente, com ruas estreitas e sem nenhum planejamento, Tianguá crescia de forma ordenada, apesar de não possuir um planejamento oficial. A cidade foi ganhando uma forma ordenada, com ruas retilíneas e cruzamentos formando uma espécie de tabuleiro de xadrex, modelo que até hoje tem sido adotado.
adaptado de http://tianguaesperto.yolasite.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário